Dia 20 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão. Uma data muito importante para reforçar a prática de ações corretas e preventivas.

Se você tem algum familiar bem idoso já pode ter tido contato ou ter ouvido falar no termo “escara” como é popularmente conhecida a úlcera por pressão.

A lesão por pressão pode estar relacionada ao cuidados com a saúde, por isso o grande desafio, em especial para profissionais de enfermagem é contribuir para reduzir o risco de úlceras por pressão melhorando a segurança do paciente.

Segundo a Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia, aproximadamente a maior parte das úlceras de pressão se desenvolvem abaixo ou na região pélvica.

A lesão por pressão pode causar alterações clínicas, prejuízos funcionais e pode aumentar o tempo de internação dos pacientes nos hospitais, podem causar dor intensa e o aumento do risco de infecções graves.

Como a úlcera por pressão ocorre?

De modo geral, ela é uma lesão na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em parte do corpo e perto da região óssea (com pressão contínua).

Os pacientes lesionados sofrem alterações clínicas e danos funcionais, também estão associadas, internações prolongadas e morbidade.

Na internação domiciliar ou na falta de mobilidade do paciente a principal dica para os enfermeiros, cuidadores e familiares é a mudança de posição do paciente que se encontra acamado, sempre orientados de acordo com cada caso.

 

Na Cuidar, tratamos de lesões de pele agudas ou crônicas, de acordo com a complexidade, desde de curativos mais simples à tratamentos com medicação e coberturas específicas em domicílio.

Acompanhe as notícias da Cuidar Saúde em Casa em nosso site e também nas mídias sociais e fale conosco sempre que precisar!

Para saber mais informações sobre nossos serviços entre em contato conosco no 31 2514-4921 ou no WhatsApp 31 98356-2303

 

*Consulte seu médico. Este conteúdo não substitui a orientação do profissional

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu